sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Check list para entrevistas de emprego

Após algumas entrevistas de emprego - sem sucesso ou ainda sem resposta, percebo que o mercado de trabalho não é feito para recém-formados em Jornalismo. Para ganhar o piso de R$1.200, muitas vezes sem carteira assinada, além de estar em todas as redes sociais possíveis, escrever bem, aprender rápido, ser pró-ativo, já me pediram até pós-graduação.
Esse é só um desabafo para introduzir a lista de coisas que acho digno saber para entrevistas (exageros são necessários para deixar o assunto mais divertido):
  • faça as unhas, principalmente se o entrevistador for mulher, mas não vá muito bonita, pois mulher tende à inveja
  • vá com cara de nerd, se o entrevistador for homem, mas não demonstre muito conhecimento, pois homens tendem a não gostar de mulheres mais inteligentes que eles
  • faça um twitter, orkut, facebook, blog e atualize com coisas relacionadas a sua área e assuntos divertidos, mas cuide com temas relacionados a bebedeiras
  • monte um portifólio com seus trabalhos. vale até colocar algumas coisas das quais você não se orgulha, pois elas são um gancho para o assunto "viu como eu melhorei?"
  • fale do seu bom relacionamento com família e amigos
  • deixe seu alter ego fluir e repita mentalmente em ritmo de mantra: "eu posso"

Um comentário:

Ly disse...

Portifólio foi fundamental pra conseguir meu emprego! E é legal ter algo na web pra mostrar. Ficadica!